Nossa História

Padre Cícero Romão Batista

ORFANATO JESUS MARIA JOSÉ 106 ANOS DE HISTÓRIA

A região Nordeste do Brasil é marcada pela escassez de água que associada ao clima árido e às técnicas rudimentares de cultivo impõe sérias dificuldades à vida das comunidades que vivem da agricultura e pequenas criações. No século XIX as secas periódicas destruíam todo o projeto de vida destas pessoas e ocasionava a migração de famílias inteiras para outras regiões. Foi neste cenário que surgiu um importante personagem da história sofrida do povo sertanejo: O padre Cicero.

Cicero Romão Batista nasceu no dia 24 de março de 1834 na pequena cidade de Crato, interior do Ceará. Seu pai Joaquim Romão Batista era comerciante local e sua mãe Joaquina Vicência Romana, uma dona de casa. A infância de Cicero não foi diferente da típica rotina das crianças sertanejas muito embora já se notasse que o menino Cicero tinha uma personalidade bem peculiar. Atendendo ao chamado vocacional viu seu sonho concretizado no ano de 1865 ao ingressar no Seminário da Prainha em Fortaleza, Ceará, de onde saiu padre no dia 30 de novembro de 1870.

O jovem padre Cicero fixou residência no povoado do Juazeiro no ano de 1872 iniciando seu trabalho pastoral junto às pessoas desta localidade onde criou fortes vínculos de amizade e respeito, pois aconselhava e conhecia cada um dos habitantes do lugar, pelos quais passou a ser chamado carinhosamente de “padrinho.

Na longa jornada pelos sertões fugindo das secas em busca de um melhor lugar para viver os peregrinos chegavam ao Juazeiro na certeza de encontrar ali a oportunidade do recomeço. Doentes, maltratados, famintos, sedentos, homens e mulheres, jovens e idosos, crianças, muitas destas órfãs e desamparadas pousavam na casa do padre Cicero à espera de socorro. É nesta página da história que brota a semente de uma obra centenária: o Orfanato Jesus Maria José.


Primeira sede do Orfanato Jesus Maria José

As crianças órfãs que chegavam ao Juazeiro ficavam sob a tutela do padre Cicero, em sua própria casa, aos cuidados das beatas ali residentes. No dia 08 de abril de 1916 foi fundado pelo padre Cicero o Orfanato Jesus Maria José, funcionando em prédio próprio na Rua São José, n° 79. 


Floro Bartolomeu da Costa, médico e aliado político do padre Cícero

Em 1935 foi transferido para a antiga casa de campo do médico e caudilho Floro Bartolomeu da Costa onde permanece até os dias atuais - hoje zona urbana - localizado à Rua Coronel Antônio Pereira, n° 64, bairro Salesianos. Desde então é administrado pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus-CFSTJ.

Madre Eudócia Tavares, primeira Filha de Santa Teresa a dirigir o Orfanato

Com o fim do regime de internato o Orfanato Jesus Maria José continuou suas atividades junto à comunidade oferecendo às crianças e adolescentes uma formação cidadã por meio do ensino de arte e cultura, música, lazer, refeições e acompanhamento religioso.


Orfanato Jesus Maria José atualmente


Postar um comentário